ESTADO DO ACRE
FEDERAÇÃO DE TEATRO DO ACRE
GRUPO DE TEATRO ARTE É VIVER
FEDERAÇÃO DE TEATRO DO ACRE
GRUPO DE TEATRO ARTE É VIVER
CNPJ: 08.029.016-39

DE: HECTOR CHAVES
OFLAGELO
“Foi por você”
Jesus foi levado para Herodes mais o mesmo, se recusou a julga-lo, o chamando de louco, então os sacerdotes levaram Jesus de volta a Pilatos para que ele o Julgasse.
Centurião 1: Senhor!!!.. Herodes se recusou a julgar o Nazareno, os sacerdotes estão trazendo-o de volta para que o senhor o julgue.
Esposa: Meu senhor, ele é inocente, não pode ser condenado, não condene Jesus...
(es que entra o povo, e os sacerdotes, Jesus e levado ate Pilatos pelos Centuriões).
Pilatos: Eu não vejo crime algum neste homem, o que querem que eu faça...
Sacerdote: Ele blasfema, é o líder de uma seita, e se diz ser o messias... o filho de Deus....
Sua pena deve ser a morte...
Pilatos: Não vejo culpa neste homem para que ele mereça a morte!!! (O povo começa a grita morte, morte)
Sacerdote: Silencio, silencio, silencio.... mostrem, mais respeito pelo governador.... excelência ele sé diz rei, e o único rei é César, se o senhor não o condena-lo... o senhor não estará sendo fiel César.
Pilatos: Mais que mal fez ele? (povo grita com mais força crucifique-o, então pilatos ordena que tragam Barrabás) Como é de costume liberta um prisioneiro na páscoa eu voz pergunto, devo soltar Barrabas ou Jesus?
Sacerdote: Ele é um incrédulo, blasfemo é se diz o filho de Deus, solte... Barrabas... Barrabas!!! (O povo começam a gritar soltem barrabas)
Pilatos: Barrabas ou Jesus? (o povo grita mais forte Barrabas) Soltem. (os centuriões soltam barrabas) E o que devo fazer com Jesus, chamado de messias?
Sacerdote: Crucifica-o ... Crucifica-o ..... (o povo começa a gritar crucifica-o)
Pilatos: Vamos fale comigo, você não vê, que tua gente que a tua morte, e que eu tenho o poder de te crucificar e te liberta...
Jesus: Tu só tem o poder que te foi dado do altíssimo, então faça o que esta escrito, pois aqueles que me entregam a ti... São mais pecadores que tu!!!!
Povo: Crucifica-o ... Crucifica-o ... Crucifica-o ... Crucifica-o !!!!!!!! (Pilatos pede uma tigela com água e lava suas mãos e diz)
Pilatos: Eu não sou responsável pelo sangue deste homem, a responsabilidade e toda de voz!!!!
Povo: Crucifica-o ... Crucifica-o ... Crucifica-o ... Crucifica-o !!!!!!!!
Pilatos: Levem-no o flagelem e o crucifiquem!!!! (eles levam Jesus para flagela-lo e crucifica-lo)
(depois de flagelar Jesus, os centuriões, vestem-no com um manto, o coroam com uma coroa de espinhos)
Centurião 2: RA, RA, RA, RA, RA..... Vossa majestade!!! Eu me ajoelho perante você (da um soco em Jesus)
Centurião 3: Ele é o Rei dos Judeus!!! (Cospe nele)
Centurião 1: Um rei precisa de um manto, eu te darei o meu!!!!! Ra, Ra, Ra, Ra!!!! (põem seu próprio manto sobre Jesus)
Centurião 4: E uma coroa..... Ra, Ra, Ra, Ra, Ra,.... (ele põem a coroa de espinhos na cabeça de Jesus)
Centurião 1: Agora vamos levante-se vamos rei, rei dos Judeus!!!!
Todos: (começam zomba dele) Ra, Ra, Ra, Ra, Ra, Ra, Ra....... (todos zombam dele)
SEGUNDA ESTAÇÃO
Jesus recebe sua cruz
Jesus esta fraco e com o corpo flagelado, e obrigado a carregar sua cruz ate o calvário.
Centurião 1: Vamos nazareno, rei dos judeus, pegue sua cruz, não temos o dia inteiro, vamos (começam a chacoteá-lo, ate que ele carrega sua cruz)
TERCEIRA ESTAÇÃO
Jesus cai pela primeira vez
Centurião 2: Vamos Jesus, tu não es o rei dos judeus então te levanta, vamos..... (os outros centuriões começam a flagela-lo, ate que ele com muito custo se levanta, e segue em frente)
QUARTA ESTAÇÃO
Jesus encontra sua mãe
No caminho do calvário acontece o encontro doloroso de Jesus com sua santa mão. O coração de Maria é transpassado de dor ao ver seu filho amado ser ferido injustamente.
Maria: Filho.... meu filho amado.... eu estou aqui.... meu filho... (ele segue o seu calvário)
QUITA ESTAÇÃO
Simão Cireneu ajuda Jesus
Jesus se ajoelha exausto, sem forças para continuar a carregar a cruz, e os centuriões ordenam que ele continue.
Centurião 3: Vamos!!!.. Continue agora.... (começa a flagela-lo ate que um fala)
Centurião 4: Você não vê que ele não consegue mais seguir enfrente, pois seu corpo já não agüenta.... Você vai ajuda-lo a continuar.. (nesse momento passava por ali um homem chamado de Simão Cirineu, que voltava do campo para cidade, e obrigado pelos centuriões a ajudar Jesus)
Centurião 3: Hei você!!! Ajude-o!!!!
Cirineu: Porque eu, não tenho nada a ver com isso, eu nem o conheço... (ele se compadece de Jesus e o ajuda a carregar a cruz)
SEXTA ESTAÇÃO
Verônica enxuga o rosto de Jesus
A sagrada face de Jesus, aparece no véu de Verônica. Desfigurado pelo flagelo e pelo cansaço, Jesus encontra acolhida na ternura de uma mulher.
Verônica: Senhor, meu senhor... Permita-me.. (Verônica dar seu véu para Jesus enxugar seu rosto, quando ela ia dar um pouco de água para ele, o Centurião a impede).
Centurião 5: O que você pensa que esta fazendo mulher.... sai daqui agora.... (eles começam a flagelar Jesus sem do nem piedade. O Cirineu torna-se solidário com nosso senhor no caminho do calvário. Já quase exausto pela dor e pelo sofrimento dos constates espancamentos, Jesus encontra quem o defenda em Cirineu).
Cirineu: Parem..... Parem..... Parem..... Parem!!!! (gritando revoltado) parem com isso.. parem de maltrata-lo (grita mais forte ainda), se não eu não vou continua, e não me importa o que façam comigo......
Centurião 1: Ra, Ra, Ra, Ra, Ra...... Tudo bem Judeu.... Vamos continue, levantem a cruz pra ele... Ra, Ra, Ra, Ra..... (eles seguem o Flagelo)
SÉTIMA ESTAÇÃO
Jesus cai pela segunda vez
Mais uma vez, cai por terra Nosso Senhor. A cruz e muito pesada para o corpo machucado e exausto de Jesus. A violência dos centuriões ameaça a vida de Cristo.
Cirineu: (Jesus caio, mais as palavras de Cirineu o ajuda) Vamos.... Está quase acabado... Falta pouco.... Coragem estamos quase lá... Vamos. (ele levanta Jesus)
OITAVA ESTAÇÃO
Jesus consola as mulheres de Jerusalém
Um grupo de mulheres piedoso acompanhava Jesus rumo ao calvário. Jesus necessitava de consolo, ainda consegue mesmo com a dor por todo seu corpo consolar essas mulheres que sofriam com o seu flagelo.
Jesus: Mulheres não chorem por mim! Chorem por voz mesmas, pois... feliz das mulheres que nunca tiveram filhos e nunca... Amamentaram....
NONA ESTAÇÃO
Jesus cai pela terceira vez
Ao Chegar no calvário nosso senhor, já totalmente esgotado de sua força física, cai pela terceira vez par terra. Vitima da inveja, Jesus vai ao chão. Nesse mesmo instante Cirineu esgotado também joga a cruz de lado e cai no chão ajoelhado perante Jesus. Ate que chega o Centurião com muita violência o expulsa de lá.
Centurião 2: Vamos!! Você esta livre, vá agora... Vamos judeu saia daqui.. (ele é chicoteado e empurrado para longe dali)
DECIMA ESTAÇÃO
Jesus e despido de suas vestes
Com desrespeito, nosso senhor é despido de suas vestes. Além de toda dor física, Jesus sofre a dor humilhação e vergonha.
Centurião 2: O manto nos não podemos rasgar, pois es um manto de um rei, vamos tirar a sorte para ver quem de nos, ficará com ele.... Ra, Ra, Ra, Ra, Ra!!!!!
DECIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO
Jesus e pregado na cruz
Logo depois de rasgarem suas veste, eles pregaram Jesus na cruz, sofrimento de Jesus ecoava no ar a cada expressão de dor a cada grito sua mãe morria com ele.
Centurião 1: Vamos rei dos Judeus, venha para sua cruz... (Jesus se arrasta ate a cruz) Podem prega-lo... (centurião 2 prega o braço direito de Jesus)
Jesus: Há.... Há.... Há.... Há.... (gemidos)
Centurião 3: Ele está retraído...
Centurião 1: Espere... (ele amarra uma corda no braço de Jesus e o puxa ate desloca-lo pare que o centurião 3 prega-se o braço esquerdo de Jesus)
Jesus: Há... Pai.... Pai..... Há... Pai.... Pai..... (o centurião 4 prega as pernas de Jesus)
Pai........ perdoa-os eles não sabem o que fazem.... (o centurião 5 prega a placar que dizia “O rei dos Judeus”)
Centurião 2: Virem a crus para podermos ergue-la.... (eles viram a cruz e amaram cordas para poder erguer, quando a cruz estava levantada o sumo Sacerdote se aproximou e diz)
Sacerdote: Você não disse que destruiria o templo e o reconstruiria em três dias, então dessa desta cruz, e salva-te, e nos mostre que es realmente o filho de Deus.... que es o messias.
Jesus: Pai perdoa-o, eles não sabem o que dizem...
Crucificado: Ra.. Ra.. Ra.. Ra!!! Eles zombam de você, se tu es mesmo o messias... salva-te, e a nós também....
Crucificado arrependido: Cala-te!!! Você não vê que este homem é justo e não merece esta aqui, mais nós merecemos o nosso cartigo, senhor eu pequei mais peço que lembre-se de mim quando estiver em teu reino...
Jesus: Em verdade eu te digo, que ainda hoje estarás comigo no paraíso!!! (passada algumas horas, Maria acompanhada de Maria madalena e o apostolo Mateus, chegam ate a cruz, Maria, beija o pé de Jesus e ela fala)
Maria: Meu filho....
Jesus: Mulher!.. Por que choras.. Do teu lado esta o teu filho... Irmão ai esta a tua Mãe..... (Mateus abraça Maria, nesse mesmo estante, uma escuridão toma conta do sol, e já quase sem força Jesus grita) Pai....... Em tuas mãos entrego o meu espírito... (nesse momento o mundo se abala, raios e trovões quebram o silencio da morte de cristo, assustados os centuriões matam os dois que estavam ao lado de Jesus)
Centurião 1: Mate-o também!!!
Centurião 4: Ele já está morto... (gritando)
Centurião 1: Sertifique-se... (ele joga uma lança para ele e quando o centurião penetra a lança em Jesus, eles ficam assustados, pois em vez de sangue sai água do corpo de Cristo, todos se ajoelham)
Centurião 1: De fato este homem era justo, não merecia o que fizemos......
Eles descem o corpo de Jesus e o colocam no colo de sua mão, que sofre com a perda de seu filho, logo depois José de Erimateia, que foi contra a morte de Jesus, levam seu corpo para se sepultado.
DECIMA QUINTA ESTAÇÃO
Jesus ressuscita após três dias de sua morte
Gloria.......................
Fim
O FLAGELO
GRUPO DE TEATRO ARTE É VIVER
PATROCINADORES
DOCE MANIA
MIL COISAS
INFOF@CIL
DISRI
CASA BICK E PEÇAS
EMILE CALÇADOS
0 comentários:
Postar um comentário